Loading
carregando...

Conectando sua aplicação em Delphi com banco de dados FireBird


Neste artigo vou ensinar como conectar sua aplicação Delphi com o banco de dados FireBird, lembrando que estou usando o Delphi 7 para tal, porém, a forma de conexão não muda nas versões recentes do Delphi, o que muda é apenas o layout da IDE e a implementação de novos recursos.

Muito bem, para início, abra seu projeto na IDE Delphi.

Feito isso, vamos inserir um DataModule em nossa aplicação, que é o local onde colocaremos os componentes de interação com o banco, no nosso caso, o componente que realizará a conexão com o banco.

Para inserir um DataModule na aplicação, basta clicar no menu "File/New/DataModule", como mostra a imagem abaixo:

delphi 7

Após isso, agora vamos inserir o componente que a grosso modo explicando, vai fazer sua aplicação conversar com o banco de dados.

Vale ressaltar que você pode fazer a conexão com o banco utilizando outros componentes, existem vários, mas neste exemplo, vou utilizar o componente "SQLConnection" da paleta "dbExpress" como mostra a imagem abaixo:

delphi 7

Pra isso, clique na paleta "dbExpress" como mostra o ponto 1 na imagem acima, e em seguida dê um clique no componente "SQLConnection"como mostra o ponto 2, e em seguida de outro clique no "DataModule" para inserí-lo.

Agora vamos configurá-lo para conectar-se ao banco de dados, então selecione o componente "SQLConnection" do seu "DataModule" e faça as seguintes alterações em suas propriedades (que se encontra na janela Object Inspector):

delphi 7

Na propriedade "DriverName" coloque "FireBird", se não tiver esta opção, coloque "Interbase", pois ele é compatível com o SGBD FireBird.

Na propriedade "LoginPrompt" deixe o valor "False", pois se deixar "True", toda vez que sua aplicação se comunicar com o banco será necessário digitar o usuário e senha do FireBird.

Agora de apenas um clique na propriedade "Params", note que na frente aparecerá um botão com três pontinhos, clique nele:

delphi 7


Ao clicar neste botão, abrirá a seguinte janela:

delphi

Nesta janela vamos definir os parâmetros para a conexão com o banco, então, na chave (Key) "Database", coloque o local onde se encontra o seu banco no valor (Value), neste exemplo "c:\bdcliente.gdb", e em seguida, digite 3 no valor da chave "SQLDialect".

Agora é só clicar no botão "Ok", selecione novamente o componente "SQLConnection" e na propriedade "Connected" coloque "True". Pronto, sua conexão com o banco está realizada.

delphi

Caso dê erro, clique na propriedade "Params", e na chave "Database", coloque "localhost" antes do caminho do banco:"localhost:c:\bdcliente.gdb" e tente mudar para "True" novamente.

Então pessoal, neste artigo só ensinei como criar a conexão, em próximos artigos estarei ensinando como ligar as tabelas do banco com sua aplicação e fazer o CRUD de forma estruturada no Delphi. Até o próximo!


Abraços!


Fonte: http://www.onucleo.com/portal/index.php/programacao/delphi/344-conectando-sua-aplicacao-em-delphi-com-banco-de-dados-firebird.html


Autor: Dárcio Gomes
Data: 02/11/2012 00:00:00