Loading
carregando...

Como registrar domínios de site


Sua empresa agora irá ter um site e você precisa registra-lo, assim como quando registrou o nome da sua marca/empresa.


Na internet a prática é chamada de registro de domínio de site, que nada mais é que o endereço utilizado para encontrar seu site. Ao registrar um domínio, você está dizendo, na verdade, que aquele é o seu nome na Internet e que você é o responsável pelo conteúdo disponibilizado no site.


Qual nome utilizar para registro do domínio do meu site?


Bem, são uma serie de fatores que vão determinar isso. Se o seu negócio/empresa já existe fisicamente e está registrado pode ser que na internet o nome já esteja sendo usado. Por exemplo, sua empresa se chama "Doces & Doces", mas na internet o domínio já é utilizado por outra pessoa ou empresa. Mas isso não significa que ela trabalhe no mesmo ramo que você, porém você fica impedido de utilizar este domínio. Neste caso, é preciso recorrer a variações que remeta a sua empresa. Pois os internautas tem o costume de procurar na internet pelo nome da empresa e acabam não encontrando.

Escolha o domínio primeiro: Você pode pensar em nome, criar o slogan, e todo o conceito do projeto do site ser desenvolvido com base neste nome, mas e se ele já estiver em uso? Seu slogan não vai funcionar e até seu projeto pode ser prejudicado. Por isso, verifique se a sua ideia está disponível antes de tudo, não de no meio do percurso você não possa mudar, novamente. Entretanto, é bom não arriscar.

Procure não registrar domínios longos, você pode registrar nomes de até 63 caracteres de comprimento, mas isso não significa que você tenha que usar os 63 caracteres. O nome precisa ser fácil de lembrar e acima de tudo remeter ao seu negócio.

É importante também não utilizar nomes que possam infringir direitos autorais. Utilizar parte do nome de outro site também vai contra as leis de direitos autorais, então, para não ter dores de cabeça com isto mais tarde, escolha muito bem o domínio antes de registrá-lo.



Como fazer o registro?


Para verificar a disponibilidade do endereço para sites nacionais, você pode acessar o serviço Registro.BR . Já para domínios internacionais, as informações podem ser obtidas acessando o RegistroCom.com .

Após verificar o domínio e se certificar que este está disponível, é hora de registrá-lo para você. A maioria dos serviços de hospedagem se encarrega do registro de domínios, basta que o usuário passe todos os dados corretamente. Mas, caso você mesmo queira realizar o cadastro, basta acessar o site Registro.BR e seguir o passo a passo que você no próprio site, inclusive os preços que variam em torno de R$ 30.00, válido por 1 ano.



Posso utilizar .com, .br, .gov, .jus…?


Isso depende do conteúdo do seu site, .com e .com.br são indicados para sites comerciais e usuários comuns. Já dominios como .gov.br, .jus.br, exigem documentação específica para que o usuário possa utilizá-los. Também no site do Registro.Br você encontra uma lista com ascategorias dos domínios, por exemplo, agr.com é destinado a empresas agrícolas e fazendas.


O que é hospedagem?


Acima falamos que serviços de hospedagem de site costumam fazer o registro do domínio, sendo a hospedagem um serviço responsável por armazenar o conteúdo do seu site para que ele possa ser acessado na Internet.
Existe diversos planos que oferecem benefícios às hospedagens, como pacote de e-mails personalizados, armazenamento de banco de dados e estatísticas de acesso.

Ainda com dúvidas?... postem comentários!

Fonte: http://www.flexer.com.br/blog/como-registrar-dominio-de-site/


Autor: Dárcio Gomes
Data: 29/08/2012 00:00:00