Loading
carregando...

Como criar função em PHP


Funções no php, e também em outras linguagens, são blocos de códigos que podem ser reaproveitados e tem como característica a facilidade de uso.

Por exemplo, quando temos várias páginas que fazem um mesmo "trabalho" é chato ter que ficar repetindo código. É muito mais fácil manter um script só, especialmente quando temos que fazer alguma alteração, ou seja, não precisamos alterar todas as páginas de um site.

Como criar funções no php?

Não criamos funções ou scripts por criar simplesmente, as criamos por uma necessidade do mundo real. Neste exemplo nossa necessidade fictícia é saber qual o dobrar de um determinado número. Conhecendo o "problema", vamos a solução:

Antes de criar a função dobro, vamos chamá-la assim, vamos entender a estrutura de uma função no php:

  1.  
  2. <?php
  3. function nomeFuncao($argumento1, $argumento2){
  4.    //codigos da funcao aqui
  5. }
  6. ?>
  7.  


O código acima cria uma função com o nome nomeFuncao com dois argumentos. Não há limites de argumentos que uma função pode ter, pode ter nenhum argumento ou inúmeros, a necessidade é quem decide. A função acima não faz nada, pois não colocamos nenhum código na função.

Voltando a nossa necessidade, fictícia, de saber qual o dobro de um número vamos criar a função dobro:

  1.  
  2. <?php
  3. function dobro($numero){
  4.     $resultado = $numero * 2;
  5.     return $resultado;
  6. }
  7. ?>
  8.  


Para usar a função dobro basta fazer assim: echo dobro(4). Ou seja, a função retorna o dobro de 4, para sabermos o dobro de 200, por exemplo, fazemos assim: echo dobro(200), ou seja, passamos o valor entre parênteses.

A função que acabamos de criar retorna o valor que queremos saber, ou seja, se ao invés de exibir na tela podemos "guardar" o resultado em uma variável para a finalidade que desejarmos, exemplo:

  1.  
  2. <?php
  3. $retorno = dobro(4);
  4. ?>
  5.  


Você pode também criar funções que não retorna nada, por exemplo, pode criar funções para exibir na tela uma frase aleatória ou inserir uma informação no banco de dados ou ainda enviar um e-mail. Exemplo de uma função que não retorna dado algum:

  1.  
  2. <?php
  3. function escreve(){
  4.     echo 'Eu aprendi fazer funções no PHP, é muito simples';
  5. }
  6. ?>
  7.  

Agora que sabemos criar funções no php, devemos salvar as funções em arquivos separados e usar a função include() para incluir a função nas páginas que desejar. Fazendo isto você aproveita as vantagens da função que é exatamente poder utilizá-la em muitas páginas sem repetição desnecessária de código.

Até a próxima.


Fonte: http://www.comocriarsites.com.br/Como-criar-funcao-php_b_15.html


Autor: Dárcio Gomes
Data: 27/08/2012 00:00:00